Sou formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fiz Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (IOT/HCFMUSP).
Possuo título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e fiz Especialização de Ombro e Cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Já sentiu dificuldade para dormir a noite? Dificuldade para abotoar o soutien? Dificuldade de colocar uma camisa?
Isso pode ser a chamada Sd. do Manguito Rotador.
O que é isso?
É um conjunto de lesões desde bursite e tendinite até rotura completa dos tendões que movimento o nosso ombro, causando dores no braço e no ombro.
Imagine uma camisa velha sendo puxada várias e várias vezes, sendo usada por muitos anos. Aos poucos as fibras de algodão vão ficando mais frágeis e mais susceptíveis a ruptura. É o que acontece com 4 músculos da Sd. do Manguito Rotador: Supra-espinal, Infra-espinal, Redondo Menor e Subescapular. Com a perda de certas propriedades as fibras vão de desgastando e aumentando a chance de rompimento.
O tratamento dessa doença na maioria das vezes é sem cirurgia. Usamos de anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, acupuntura, compressas ora quente, ora frias para alívio da dor. O mais importante na realidade é um acompanhamento com médico de confiança para checar em que momento da doença você se encontra.
Pessoas jovens que após queda, acidente de carro ou algum evento traumático perdem a capacidade de movimentar o ombro, por exemplo, tendem a necessitar mais de cirurgia, do que a dor que começa aos poucos e vai piorando.
Outras podem ter apenas uma inflamação do tendão (final do músculo) : tendinite; ou da bursa - estrutura entre o músculos: bursite; causando uma dor que tende a resolver em pouco tempo.
Em caso de não melhora e sem o tratamento correto, a dor se agrava, podendo evoluir para além de tendinite e bursite uma rotura parcial ou total dos tendões: Supra-espinal, Infra-espinal, Subescapular e Redondo Menor; compondo os músculos da Sd. do Manguito Rotador.
Algumas vezes quando não há lesão que justifique uma cirurgia, o médico opta por realizar uma infiltração no ombro. É um procedimento que alivia a dor por alguns meses até a fase crítica de dor melhorar. Funciona bem em casos de tendinite, bursite e lesões pequenas dos músculos do manguito rotador.
Quando se opera nesses casos?
Em geral indicamos cirurgia em casos de ruptura >50% ou metade do tendão Supra-espinal ou ruptura completa do mesmo.
A cirurgia, hoje em dia, ocorre por artroscopia. Um procedimento com cortes de 2cm envolta do ombro para posicionar uma câmera que permite o cirurgião realizar a fixação do tendão de volta no osso. Essa técnica permite um risco menor de infecção, menor tempo de recuperação e retorno ao trabalho.
Em casos que o paciente demora a procura o médico, rompe os tendões do Supra-espinal, Infra-espinal, Redondo Menor e Subescapular; sem tratamento e com a retração do tendão( músculo vai pra dentro do corpo), a cabeça do úmero- osso do braço- sobe, podendo levar a uma complicações com artropatia do manguito rotador, doença de mais difícil tratamento e que muitas vezes necessita de uma prótese para o tratamento; cirurgia bem maior e com mais riscos para o médico e para o paciente.
Dr. Marcello Barni Saruhashi
CRM 182849 Formação pela Universidade de São Paulo em Medicina
TEOT 17167 Formação pelo Hospital das Clínicas em Ortopedia e Traumatologia