Sou formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fiz Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (IOT/HCFMUSP).
Possuo título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e fiz Especialização de Ombro e Cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Olá! Já sentiu uma dor insuportável no ombro? Já ficou sem conseguir movimentar? Já sentiu dificuldade de abotoar o sutien?
A Capsulite Adesiva, também conhecida como "ombro congelado”, é doença que causa dor e dificuldade de movimentar o braço. Acontece uma inflamação da cápsula articular (daí capsulite adesiva)— localizada na parte mais profunda do ombro e que une a parte superior do osso do braço (cabeça umeral) ao encaixe do ombro (glenóide) — que se torna espessa e rígida.
A patologia apresenta algumas características que normalmente se desenvolvem lentamente em três estágios ao longo dos meses:
A
causa exata da patologia ainda é
desconhecida, porém, sabe-se que a capsulite adesiva está associada a algumas doenças (como
diabetes, doenças autoimunes e distúrbios da tireóide) e pode surgir em pacientes que já passaram por alguns procedimentos (como cirurgias mamárias, cateterismo ou cirurgia cardíaca).
Como identificar a Capsulite Adesiva?
Na fase inflamatória, os pacientes começam a sentir uma dor progressiva no ombro, piorando gradualmente.
Conforme os meses vão passando, na fase de congelamento, se manifesta a rigidez, em que o indivíduo começa a perder a flexibilidade normal dos movimentos do ombro e a amplitude passiva (mesmo quando alguém tenta realizar para você).
Dor progressiva, rigidez e falta de flexibilidade
Como tratar a
Capsulite Adesiva?
Na maioria dos casos, o tratamento é conservador e não é necessária uma cirurgia para a correção do problema. O procedimento adequado será indicado pelo especialista levando em consideração a fase em que o paciente se encontra.
Alguns métodos utilizados são:
Existem ainda opções de
infiltrações para a capsulite adesiva. As duas mais comuns que são utilizadas nos tratamentos com maior eficácia são:
Quando nenhuma das opções citadas funciona, o ortopedista pode ainda decidir realizar uma artroscopia.
Nesse técnica por pequenos furos no ombro - de 2cm aproximadamente, o ortopedista coloca uma câmera dentro do ombro e por métodos minimamente invasivos realiza liberação da cápsula articular. Assim, o movimento retorna ao que era.
Dr. Marcello Barni Saruhashi
CRM 182849
TEOT 17167
drmarcellobarni.com.br